Total de visualizações de página

terça-feira, 7 de junho de 2011

Não Gosto dos Meninos



Descobri esse vídeo recentemente em um blog que acompanho. Vejam como cada depoimento tem uma dignidade exemplar. A cada comentário ficava mais enternecido, e pensei: Como é bom que os meninos de hoje podem ver tal material. Mostra as diferenças sem alarde, sem estardalhaço. E como diz um dos rapazes, não somos um carro alegórico, temos outras faces também. Esse vídeo deveria estar no mal-fadado kit do MEC. Esse de fato ensina sem agredir, sem polemizar, aqui você não vê somente esteriótipos, mostra pessoas que encararam sua realidade cada um ao seu tempo.
De fato, histórias que gostaríamos de ter ouvido antes. Não tínhamos parâmetros, não tínhamos exemplos. Agora, isso faz parte do passado. Agora vemos que não estamos sozinhos, e que os esteriótipos precisam ser vencidos e estão ultrapassados. Amem-se, aceitem-se. Assumir-se para si mesmo é o primeiro passo, a partir disso tudo fica mais fácil. A parte mais difícil já passou, você se aceitou.

4 comentários:

  1. Olha só que curioso, te encontrei "Dentro do Armário" - (em um comentário lá no blog) rs...
    Eu que indiquei o vídeo lá postado e aqui também, achei sensacional e queria dividir com todo mundo. Igual a você,acredito que um vídeo assim que deve integrar todo e qualquer kit que vise a não homofobia, enfim...

    Gostei do seu blog, já favoritei.

    ResponderExcluir
  2. Valeu! O vídeo é muito bom, ensina e educa de fato sobre as diferenças. Você tem a liberdade de enviar tantos outros parecidos com este, e se puder, divulgue o blog! Forte abraço!

    ResponderExcluir
  3. Andrey,

    Cara, queria (mesmo!)estar mais frequente nos comentários aqui, mas é que esse mês está sendo uma correria danada... Apesar disso, tô acompanhando bem seus últimos posts e gostado do jeito q vc tá conduzindo esse espaço aqui...

    Bacana quando vc diz, sobre o vídeo: "aqui você não vê somente esteriótipos, mostra pessoas que encararam sua realidade cada um ao seu tempo."

    Também gostei do vídeo por esse motivo: ele mostra diversos homossexuais, de diferentes, digamos, "estilos" rsrs (inclusive semelhantes ao nosso...), cada qual expondo a maneira como lidaram com esse aspecto da vida.

    E sinceramente: muito melhor que os vídeos do MEC, pelo menos os que eu vi. Nao só em relação ao conteúdo, mas também à direção de filmagem, ao roteiro. A concepção e formato desse vídeo é excelente, discreto, a sequencia musical foi bem produzida (apropriada à temática e ao tom do vídeo), e foi inserida nos momentos certos, tornando a filmagem mais atraente. A alternância de comentários foi show de bola, dando a impressão, no final, de que as várias "vozes" emanam de um mesmo ser, o ser homossexual, independentente de aspecto físico, psicológico ou comportamental. O vídeo foca no que interessa, tem uma progressividade legal (começa com relatos da "descoberta", da "relutância", da "aceitação", da "saída do armário"... No final, os comentários finais deixam transparecer que a homossexualidade começou como um problemão na cabeça de todos, mas que a partir da aceitação, ela passou a ser apenas um aspecto, um lado da vida, e nao o centro, possibilitando que todos ali continuassem suas vidas e seu cotidiano como qualquer outra pessoa, embora os problemas previsíveis: preconceito, discriminação, etc...

    Um abraço pra vc, cara... E posta mais ae rsrs

    Miguel.

    ResponderExcluir
  4. Valeu mesmo Miguel. A ideia do blog é essa. Mostrar que apesar do "problemão" que é descobrir-se homossexual, tudo depende de como você vai encarar essa realidade. A aceitação é a chave para que todo o resto seja um detalhe. Assumir-se para si mesmo, e a partir daí construir uma forma para poder viver sem que, como você disse, a homossexualidade seja o centro de sua vida. O vídeo mostra exatamente isso, e os "estilos", (risos), como você disse, mostra como ser homossexual é diverso.
    Sei que estou relapso quanto aos posts, preciso escrever mais textos! Também estou na correria, por isso a falta de conteúdo atualizado, mas comentários como o seu me dão motivação para continuar mostrando um novo olhar sobre nós homossexuais masculinos. Fique à vontade de enviar emails, gostaria de manter contato. hipermasculinidade@gmail.com Forte abraço!

    ResponderExcluir